Nossas Ações

As ações extensionistas são desenvolvidas na forma de Projetos isolados, Curso, Oficinas Temáticas, Eventos, Rodas de Conversas, Mostra, Feiras, Exposição, Cinemateca, Prestação de Serviços e/ou Consultoria por acadêmicos, inseridos em áreas temáticas em consonância com as orientações do Plano Nacional de Extensão Universitária.

Mostra de Ações de Extensão Floração:

Projetos vinculados:

Educação Ambiental para todas: Mulheres em ação

Oficina: Sabonetes Artesanais

Os sabonetes artesanais, por não conterem aditivos sintéticos, não permitem a longa durabilidade do produto. Em contrapartida, por serem produzidos à base de glicerina, os mesmos tem resultados benéficos na pele de quem os utilizam. Estes produtos permitem uma pele aromatizada, suave e bem tratada.

Além destes benefícios, os que mais se destaca é a possibilidade do uso em crianças, idosos e animais de estimação, uma vez que não agridem a pele. Além disso, os que são feitos com glicerina não poluem o meio ambiente e ainda, dependendo do óleo essencial utilizado, eles podem apresentar propriedades terapêuticas interessantes.  

 

Além de permitir ao fabricante produzir o sabonete com o aroma desejado, pode-se adicionar à ele condimentos tais como açafrão, sementes, ervas e cacau em pó. 

 

A oficina de fabricação de sabonetes artesanais tem como intuito evidenciar a utilização de recursos naturais para a confecção de sabonetes, uma proposta que enfatiza a importância destes recursos em nosso dia a dia.

 

Além de proporcionar aos moradores de Guaraqueçaba uma oportunidade do novo aprendizado, a fabricação de sabonetes artesanais propicia fonte de renda através do comércio para os turistas.

 

Para a fabricação dos sabonetes, é necessário extrair o óleo essencial do produto que contenha o aroma desejado. Os produtos a serem extraídos serão coletados em Guaraqueçaba, de modo a evidenciar a cultura caiçara. Após extraído o óleo, inicia-se a fabricação dos sabonetes à base de glicerina.

Texto de Larissa, acadêmica extensionista do Projeto Floração do curso de Biotecnologia e Bioprocessos UTFPR - DV

Realização

© Floração - 2020.

Parceiros